O 46º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop 2010), evento anual da SBMT, está marcado para os dias 14 a 18 de março, em Foz do Iguaçu (PR), tendo como foco principal a discussão de temas relacionados às mudanças ambientais e às doenças tropicais, apontadas como os grandes desafios deste milênio. Vários integrantes da Comissão Científica do evento são associados da SBI; o evento é presidido pelo infectologista paranaense Flávio de Queiroz Telles Filho.
O evento será realizado com a missão de reunir diversos profissionais da área de saúde, encarregados de apresentar e discutir resultados de projetos, pesquisas e programas de controle de doenças infecciosas e parasitárias envolvendo o Brasil e países limítrofes.
Faz parte do programa preliminar do Medtrop 2010 a realização de um amplo debate acerca das consequências dos impactos ambientais nos mais variados aspectos das doenças infecciosas, visando propor medidas que melhorem as condições de saúde humana.
Da pauta de debates fazem parte, entre outros temas, simpósios sobre os aspectos epidemiológicos das doenças de transmissão respiratória, a vigilância da influenza comum e da influenza A (H1N1) no Brasil e nas Américas, as hepatites B, C e D, alterações hepáticas causadas pela leishmaniose visceral e sua expansão pelo Brasil, quadro clínico e diagnóstico da malária, leptospirose, febre amarela e dengue, abordando-se o estágio atual das pesquisas sobre vacinas contra esta última doença, entre outros assuntos.
Além dos inúmeros especialistas brasileiros que se apresentarão no congresso, foram convidados também cientistas dos Estados Unidos, Alemanha, Chile, Ucrânia e Argentina, totalizando 12 especialistas internacionais. A expectativa dos organizadores é de que o encontro receba cerca de dois mil participantes, envolvidos nas várias atividades previstas na programação científica.
Participações da SBI no MedTrop 2010
No primeiro dia do evento, 14 de março, domingo, a SBI terá importante participação em atividades que antecedem a abertura oficial do congresso.
A primeira delas é o curso pré-congresso "Atualização em Hepatologia Tropical", promovido pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), que acontecerá das 8h às 18h, enfocando temas de relevância em que o envolvimento do fígado está presente em diferentes doenças tropicais e infecciosas. Na programação, destaque para temas como hepatite B, hepatite Delta, esquistossomose, o diagnóstico diferencial das síndromes ictero-hemorrágicas (leptospirose, febre amarela e arboviroses), além do envolvimento do fígado nas doenças tropicais. Saiba mais detalhes clicando aqui.
A segunda atividade é a realização das provas presenciais para dois primeiros concursos da SBI destinados à obtenção de Título de Especialista em Infectologia. A novidade neste ano é que estão sendo oferecidos dois concursos - nas categorias tradicional e especial - esta última destinada a médicos formados há mais de 15 anos, com atuação na especialidade por mais de seis anos. Veja mais informações sobre o concurso aqui.
Confira a programação do Medtrop 2010 no site do congresso clicando aqui.
Serviço
Medtrop 2010 - XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT)
Tema central: Mudanças Ambientais e as Doenças Tropicais: Desafios do Milênio.
Data: 14 a 18 de março.
Local: Hotel Bourbon Cataratas Convention Resort
Reportagem: Equipe de conteúdo do Portal SBI