Conheça a história do Dia do Infectologista

Data é uma homenagem ao médico infectologista Emílio Ribas

Por João Silva de Mendonça
Presidente da SBI no período 2004/2007

“Belo Horizonte, 27 de novembro de 2005: Assembleia Geral da SBI, durante o 14º Congresso Brasileiro de Infectologia. Por sugestão do colega Francisco Orniudo Fernandes, da Paraíba, foi aprovada a criação do “Dia Nacional do Infectologista”, transferindo para o Conselho Deliberativo a definição da respectiva data, que referendou e aprovou a dada de 11 de abril, dia do nascimento de Emílio Ribas, notável médico reconhecido como  um  dos pioneiros no campo das doenças infecciosas no Brasil.

Em 2006 foi, pela primeira vez, comemorado o “Dia Nacional do Infectologista”. A Diretoria da SBI realizou a reunião solene em São Paulo, oportunidade em que foram apresentados detalhes do Projeto de Lei nº 6891/06, do deputado federal médico Jamil Murad, e que logo recebeu parecer favorável da Comissão de Educação e Cultura da Câmera Federal.

Todas as federadas foram estimuladas no sentido de localmente darem a partida nesta comemoração, para que a mesma venha a se constituir em uma rotineira e construtiva presença anual, incluindo interatividade com a comunidade. A partir de 2007 as sociedades federadas da SBI também se integraram nas atividades comemorativas em seus estados, então com a temática proposta: “Hepatite C – a epidemia oculta”. Um banner foi eletronicamente enviado a todos os sócios, alusivo à homenagem ao Dia Nacional do Infectologista. A SIERJ espalhou outdoors pelo Rio de Janeiro divulgando a campanha.

Daí em diante, anualmente, repetimos e comemoramos nossa merecida data.”

Veja abaixo o vídeo e a mensagem do presidente da SBI, Clovis Arns da Cunha, na homenagem ao Dia do Infectologista 2021.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao usar este site, assumiremos que você está de acordo com as nossa política. Aceitar Leia mais

Curso oficial da SBI – Online

Para maiores informações, clique aqui.