Quem somos
Quem somos

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), fundada no dia 30 de janeiro de 1980 e com sede na capital paulista, é uma entidade civil, sem fins lucrativos e de caráter científico, composta por médicos especialistas. Com abrangência nacional, encontra-se presente em 23 estados do país por meio das sociedades de Infectologia estaduais, as Federadas da SBI.
O objetivo das ações da SBI é promover o desenvolvimento da especialidade de Infectologia – que se dedica à prevenção, ao diagnóstico, ao tratamento e à cura das doenças infecciosas –  bem como os intercâmbios científico, técnico, cultural e social entre seus associados e profissionais da área.
A Sociedade possui diretrizes específicas para promover o desenvolvimento da especialidade, conforme determinação estatutária. Entre as ações que deve empreender para o alcance desse objetivo, merecem destaque: promover regularmente concursos para o Título de Especialista em Infectologia; patrocinar permanente atualização e estudos referentes à especialidade, sob forma de cursos, simpósios, conferências, congressos, investigação científica e atividades correlatas; promover o aperfeiçoamento profissional dos infectologistas; defender os interesses profissionais dos especialistas em Infectologia; colaborar com autoridades governamentais e com entidades congêneres, nacionais ou internacionais, em assuntos pertinentes à Infectologia.
Desde sua criação, a SBI tem atuado em conformidade com as demandas da sociedade brasileira, desempenhando papel fundamental na discussão dos principais problemas de saúde pública do país. Mantém como princípio a interação e a parceria com entidades governamentais ou privadas com o objetivo de estabelecer ações de interesse coletivo, que valorizem os infectologistas e beneficiem toda a população brasileira.