Biblioteca RIMA
Biblioteca RIMA

Por meio da Rede Informática de Medicina Avançada – RIMA, os associados da SBI têm acesso a um portal na Internet que funciona como uma biblioteca virtual com mais de 30 mil revistas médicas de todo o mundo cadastradas e a mais de 2 milhões de artigos científicos. Trata-se de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Infectologia e a Abbott Laboratórios, que está disponível aos associados desde agosto de 2006.

A Rede Informática de Medicina Avançada é uma intranet voltada totalmente para a área de Saúde, que permite acessar, de forma fácil e com navegação amigável ao usuário, uma variada e completa gama de programas e informações online úteis para formação, docência, pesquisa científica, entre outros fins.

A base de dados e conteúdo da RIMA tem atualização contínua, bem como os vários programas que a integram, incorporando os avanços tecnológicos na área de sistemas informatizados e redes.

Acesse o site da RIMA: http://www.rima.org/
 

Conhecendo a Rede Informática de Medicina Avançada – RIMA

A Rede Informática de Medicina Avançada – RIMA, fruto de uma parceria entre a SBI e a Abbott Laboratórios e que está disponível aos sócios desde agosto de 2006, está composta pelo seguintes sub-menus:

 

     •   Miríada: Nesta área, estão disponíveis informações sobre congressos, cursos, seminários, conferências e simpósios de âmbito nacional e internacional, agrupados geograficamente, classificados por especialidades e com o contato direto com os organizadores.

     •    Repórter para Investigadores: Trata-se de um pesquisador automático de temas fixos. Por meio deste programa, o usuário pode realizar tantas estratégias de busca quantas necessite sobre os temas do seu interesse, com a particularidade de que os resultados das buscas se atualizam semanalmente, de forma automática. Dispõe de recursos para classificar o material pesquisado em fichários individuais e definitivos.

     •    Core Journals: Neste programa, quando o usuário seleciona uma especialidade médica, aparecem as primeiras páginas das principais revistas editadas no mundo, com acesso imediato ao conteúdo de pouco mais de 1.800 revistas internacionais classificadas em 54 especialidades médicas. Dispõe ainda de um sistema de busca por temas e autores. Com atualização semanal, permite ainda a impressão de cópias completas dos artigos.

     •    Biblioteca Virtual: Este programa permite, a partir da Central de Inteligência Médica, solicitar informação científica sobre casos ou temas concretos, com uma importante particularidade: essa solicitação realiza-se sem ter em conta qualquer regra ou norma pré-estabelecida, ou seja, de uma maneira totalmente coloquial pois as consultas podem ser redigidas em forma de texto livre e em português. As consultas fazem busca em 31 fontes internacionais, permitindo também cópia completa dos artigos encontrados.

     •    Brasil Rima com o Mundo: Nesta área, que funciona como um localizador de sites e fontes de informação na internet, o usuário pode se conectar, de maneira instantânea, às melhores páginas web de cada especialidade médica, bem como acessar os sites de hospitais, universidades, sociedades científicas, indústria farmacêutica etc.

     •    Medline Pearls: É uma base de dados inspirada nos preceitos da Medicina Baseada em Evidências, que se cria como resultado da seleção mensal dos melhores trabalhos publicados nas mais relevantes revistas mundiais, classificados por especialidades. A seleção pode ser feita mediante a aplicação de filtros metodológicos. Traz sinopses analíticas em português, oferecendo ainda um fórum de discussão para debate dos casos.

 

Patrocínio