Exame de Proficiência
Exame de Sufeciência

A partir de 2004, a SBI passou a oferecer o concurso para o Título de Especialista anualmente. Nos anos pares, em um ou mais dos congressos regionais, e nos anos ímpares, no congresso brasileiro da Sociedade, em nível nacional. Como pré-requisitos básicos para participação estão a conclusão do curso de Medicina há pelo menos três anos e CRM definitivo da área de jurisdição do candidato. A inscrição deve ser acompanhada de documentação comprobatória dos títulos já obtidos pelo candidato ao longo de sua carreira profissional.
O processo de avaliação compreende a prova de títulos, com critérios definidos pela Comissão Examinadora, e exames em duas fases: questões de múltipla escolha, a partir de uma lista pré definida 40 temas da área, e questões abertas, dissertativas, a partir de uma outra relação de temas, previamente divulgados por meio do edital do concurso.
O esforço da SBI nessa área procura atender às exigências das instituições médicas que solicitam cada vez mais a certificação do especialista. Concursos públicos do Estado e de prefeituras solicitam a titulação dos candidatos. Além disto, o título também é necessário para que o especialista se credencie junto às entidades seguradas de saúde.