Livro 25 anos SBI
Livro 25 anos SBI

O livro “Sociedade Brasileira de Infectologia – 25 anos” é uma publicação que registra a trajetória da instituição e da especialidade médica no país. Trata-se de uma edição comemorativa, lançada pela SBI durante o 14º Congresso Brasileiro de Infectologia, realizado entre 26 e 30 de novembro de 2005, em Belo Horizonte/MG.
“Este livro é um registro documental muito relevante para a história da Sociedade, pois procuramos, com a colaboração de muitos dos associados, resgatar o que foi e como está sendo construída a trajetória da nossa instituição”, afirma João Silva de Mendonça, presidente da SBI.
A obra apresenta retrato atual da instituição, abordando aspectos de sua trajetória nos últimos 25 anos, como os congressos realizados, estrutura organizacional, mudanças estatutárias e avanços em termos do aprimoramento profissional dos infectologistas. Aborda ainda as 23 sociedades federadas da SBI, com um breve relato da história das entidades e as suas ações nos campos de educação continuada, difusão de conhecimento e parcerias locais.
Há um capítulo que enfoca o principal meio de divulgação de conhecimento científico da SBI, o The Brazilian Journal of Infectious Diseases, além de apresentar trajetória do Tratado de Infectologia, importante referência nesta especialidade. O livro traz também um breve panorama para entender o universo de atuação dos infectologistas.
As possibilidades de contribuição da SBI estão presentes no capítulo de encerramento do livro, abordando aspectos como o suporte às diretrizes de saúde pública do país, a permanente necessidade de aprimoramento profissional e a ampliação do campo de atuação do especialista.
“O resgate da história da SBI, ao mesmo tempo em que é uma homenagem a todos que fizeram e fazem parte da Sociedade ao longo destes anos, é uma forma de manter viva a evolução e o aprendizado permanente, o que nos permite aprofundar o conhecimento presente”, afirma Mendonça.

Veja a seguir os capítulos do livro, com os respectivos arquivos para download:


Capítulo 1 – SBI: Consolidação da Infectologia no Brasil Capítulo 2 – Federadas da Sociedade Brasileira de Infectologia Capítulo 3 – A Produção e Difusão do Conhecimento Capítulo 4 – Dimensões e Desafios da Infectologia Capítulo 5 – As Perspectivas da Infec